sábado, 16 de outubro de 2010

O bolo: tradição com gosto bom!

 Ainda no clima das tradições de casamento, ele não poderia faltar, o outro protagonista depois dos noivos: o bolo!

 A tradição do bolo de casamento vem da Roma antiga, uma história diz que um bolo fino feito de trigo, que simbolizava abundância era "esmagado" sobre a cabeça da noiva para garantir a sua fertilidade.
 Já uma outra versão diz que o bolo era como se fosse um pão de cevada, o noivo então comia um pedaço dele e então também era esmagado sobre a cabeça da noiva, mas simbolizava a perda da virgindade na noiva e com isso o poder do noivo sobre ela a partir daquele momento! Meio machista, não?
 E vamos combinar que nenhuma noiva ia deixar alguém estragar o mega penteado que ela planejou por meses e encher o cabelo de bolo!

 Antigamente os bolos eram sempre brancos, alguns diziam que era pra representar a pureza da noiva, mas a verdade é que os bolos eram muito artesanais o que não é o caso hoje em dia!
 Não importa quando e onde surgiu o bolo, mas desde então ele é figura indispensável em qualquer casamento!

 Em alguns países existe uma tradição de que o noivo também tem um bolo! Isso mesmo um bolo para cada, mas isso é papo para um próximo post.

 Ultimamente tem-se usado muito uma torre de cupcakes para substituir o bolo. Bem, cupcake como o próprio nome diz é um bolo, então o conceito de bolo continua. Eu acho uma graça, mas faria os dois!

 Muita gente nem faz festa, mas faz um brinde com bolo e champagne. O que é um charme também!

 Mas o que fazer com o bolo?
  • Tirar muitas muitas fotos com todo mundo em volta dele.
  • Cortar junto com o noivo, um segurando a mão direita do outro, o que tem um simbolismo bem legal do tipo: de hoje em diante somos um time.
  • Na hora de escolher, como tudo no seu casamento, o bolo tem que ter a cara dos noivos, e do casamento! (A foto do bolo de bolinhas é do meu casamento, e tava a minha cara! AMO poás, e o casamento seguiu essa linha).
  • Quem disse que bolo de casamento tem que ser bonito e não ser gostoso? Corre aqui e aprenda como degustar o bolo dos seus sonhos! O meu foi de baunilha com recheio de doce de leite com nozes num andar e de chocolate com recheio de doce de leite no outro, e foi um sucesso! Quase não sobrou! Lembre-se que assim como toda a comida do casamento o bolo tem que agradar a maioria dos paladares, então o simple é sempre a melhor saída!
  • Falando em sobrar, essa você NÃO PODE esquecer! Peça para guardarem o topo do bolo para você! Nâo é gula, mas para você congelar e comer no aniversário de 1 ano de casamento! Acredite, o bolo ainda fica uma delícia e dizem por aí trazer a sorte do dia do casamento;
  • Não sirva o bolo tarde! Ele é um aliado quando se trata de glicose! Isso mesmo, vai chegando uma hora no casamento que todo mundo já bebeu um pouquinho demais e açucar cai muito bem pra acalmar os ânimos, sem contar que sempre tem aquelas tiazinhas e vovozinhas que amam bolo e nunca ficam até tarde.
  • Peça recomendações na hora de escolher seu bolo e assim que decidir reserve a data com o fornecedor, acredite ou não, os chefs mais famosos tem uma agenda bem concorrida!
  • E o mais importante: COMA do seu bolo!!!! Dá um prazer tão grande que vocês não imaginam! É como se um ciclo estivesse fechando para outro começar!
  • Ah sim, e peça um pedaço para vocês comerem na noite de núpcias, os noivos acabam não comendo tanto e ter o que comer nessas horas é tudo!
 Falar de bolo é tão boooom! Eu fico mesmo aqui babando!

 E como eu tive dois casamentos, eu tive dois bolos! Melhor ainda!!!
 Esse foi o bolo do meu casamento civil na "roça" como dizia minha mãe:

  Tradições à parte, comer o bolo é o melhor de tudo!

 Ser eterna noiva é bom demais... A gente sente o gostinho de cada coisa do casamento só de lembrar!

Um comentário:

Nessa Lima disse...

Olá Shana.
Gostaría de me apresentar a você.Teria um e-mail de contato.

Abs,
Wanessa Lima