quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

DICAS PARA CONVIDADOS DE CASAMENTO - PARTE 1 - O que vestir?


Foto: Dani Rocha
Como tenho percebido acontecer demais por aí e sempre digo que vou criar um livro para os convidados de casamentos para que tudo não dependa só dos profissionais e nem dos noivos para que seja uma perfeição, afinal acho que acaba sendo um "team work", resolvi simplificar a vida dessas pessoinhas tão especiais num casamento: os convidados! E vou criar posts em etapas para que eles não fiquem tão perdidos!
 As regras de etiqueta hoje em dia estão beeem mais maleáveis e não tão restritas, mas isso não significa que virou oba oba, principalmente em se tratando de casamentos!

Hoje o assunto é polêmico... O que vestir? E o que não vestir?
Lembrando que casamento é um evento especial e que os noivos estão fazendo o possível pra deixar tudo perfeito e uma festa bonita inclui convidados bonitos! E isso vai mostrar que você teve carinho no momento especial deles! E nem venham dizer que é preciso gastar uma fortuna pra se vestir, pois hoje em dia não é!
  • Casamento de manhã - Não só porque é de manhã que você pode usar o que quiser! Ainda é um casamento! Para as mulheres um vestido floral ou liso bem arrumadinho, pode ser mais curto por conta do horário, chapéu fica bem elegante, e NUNCA nada de brilho (pelamordedeus!), make up leve e para os homens NUNCA calça jeans, uma calça social, camisa social e a gravata é dispensável! Logicamente verifique o local da festa para ter certeza do que usar ou ligue para o cerimonial ou para os noivos e pergunte qual o traje adequado
  • Casamento à tarde - Também não é informal e na verdade pede um pouco mais de formalidade do que o de manhã, mas as regras são parecidas! Dependendo do local da festa a gravata ainda é dispensável.
  • Casamento no final da tarde - Pede mais formalidade, os vestidos podem ter um comprimento longuete e devem ser de um tecido mais sofisticado, um pouco de brilho é aceitável, inclusive na make up e os homens devem ir de terno.
  • Casamento à noite - PEDE formalidade: vestido longo para as mulheres, podem usar brilho e smoking ou terno para os homens. O uso de smoking é obrigatório para as festas black-tie, e de terno é obrigatório nas festas à noite. Lembrando que é indispensável o uso da gravata. O casamento de noite faz com que o traje fique a critério do local e tipo de festa, então PERGUNTE!
  • Madrinhas - O ideal é conversar com a noiva e decidir com ela o que vestir! Parece pouco democrático, mas é o dia DELA e sim ela tem o direito de dar pitaco! Se você não se sentir confortável com os pedidos da noiva diga à ela com carinho o que pensa! No meu casamento todas as madrinhas usaram o mesmo vestido e deixem todas à vontade de me dizerem que não queriam ser madrinhas se nao topassem o que eu queria, numa boa! Todas toparam e ficaram lindas!
  • Mães - A mãe da noiva escolhe antes a cor que quer usar e em seguida a do noivo, comunicação e organização são importantes nessa hora!
  • Padrinhos e outros homens do cortejo - De novo conversem com os noivos para saber o que eles querem!
 O que NÃO USAR:
  • NÃO EXISTE USAR JEANS em casamentos, a não ser que você tenha o OK dos noivos
  • Branco e cores claras, principalmente as de cor pastel. BRANCO é a cor da NOIVA! As cores claras em fotos P & B acabam parecendo brancas e você não vai querer passar pela saia justa de parecer estar competindo com a noiva né?

Agora reparem na mesma imagem em PB



  • Tênis ou sandália rasteirinha - Nem precisa explicar né?! A última tem um ok se o casamento for na praia.
Profissionais trabalhando no dia:
  • O ideal é que quem esteja trabalhando esteja de uniforme. Até porque fica mais fácil de se identificar quem é convidado e quem não é!
  • Se você não tem uniforme a regra é preto. Não existe coisa mais feia do que aparecer nas fotos aquele mega maquiador com uma roupa super floral e uma noiva clean.
  • Babás: na MINHA OPINIÃO, babás não fazem parte de um casamento! Me desculpa, mas casar é caro e a maioria dos bufês cobra por pessoa e não querem saber se é babá ou não. Se a pessoa tem uma babá, que tal deixar ela trabalhando tomando conta dos filhos em casa? Até porque também não acho que casamento seja um local apropriado para crianças (isso fica pra outro post). Mas se a dita cuja vai ter que ir que ela pelo menos esteja vestida apropriadamente! No Rio as babás vestem branco (é costume), mas em casamento não EXISTE ela ir de branco! No meu uma convidada insistiu em levar a babá e ela foi de branco! Olha o resultado da minha entrada na Igreja, quem está do meu ladinho DE BRANCO...

Foto: DANI ROCHA
 
 Cada vez que vejo essa foto me dá uma raiva da convidada que vocês não imaginam! Tudo bem, tem photoshop e a babá (que provavelmente foi instruída a ir assim) vai sair, mas olha que coisa desnecessária!
 
 O interessante é sempre usar o bom senso! Parto do princípio que é melhor pecar por estar bem vestido do que o contrário, certo?
 Se estiver em dúvida sobre o que usar entre em contato com os noivos ou com o cerimonial, eles vão te ajudar com o maior carinho!

 Lembre-se de que casamento é o dia mais especial da vida dos noivos e você que foi convidado com tanto carinho não vai querer ser a lembrança ruim deste dia não é mesmo? Então capriche no visual e faça a festa deles ficar mais bonita ainda!!!

 Ser eterna noiva é bom demais! A gente aprendeu com o próprio casamento e só tem a ajudar!

Nenhum comentário: